- Vamos realizar esta experiência para compreender a diferença entre solo argiloso e solo arenoso?
- Por que a água passa mais rápido pelo solo arenoso?
- Você sabe o que é permeabilidade? Pesquise.
- Por que a água sai mais limpa após passar pela areia?
- Como se chama este processo? Onde ele é usado?
- Faça um desenho sobre a experiência e escreva o que aconteceu. Depois, você e seus colegas podem montar um painel para expor na escola.
2. Você observou que a Comusa é responsável pelo tratamento da água que bebemos. Como acontece este tratamento? Realize uma pesquisa em grupos e monte um cartaz explicando o processo de tratamento e tentando sensibilizar as pessoas a não poluírem o rio.
3. Vamos experimentar:
- Você acha que foi fácil limpar a água?
- Será que o processo é tão simples quando a quantidade de água é enorme, como os milhares de litros que a Comusa precisa tratar?
- Será que a água pode ficar cada vez mais difícil de limpar?
- Você já ouviu falar em metais pesados? Como eles são retirados da água?
- Faça um relato da experiência no seu caderno.
4. Construindo uma maquete: baseado nos conhecimentos que você tem e também pesquisando em alguns sites, construa uma maquete que contemple o relevo, os rios e arroios e a vegetação de Novo Hamburgo. Depois organize uma exposição para os colegas de outras turmas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário