Hamburger Berg

Centro de Novo Hamburgo, 1870 (http://memoriadopovoalemao.blogspot.com.br)
A formação de Novo Hamburgo
Boa parte dos imigrantes que chegaram em São Leopoldo em 1824 formaram o principal núcleo de colonização germânica em Novo Hamburgo. O local, hoje bairro de Hamburgo Velho, foi batizado de Hamburger Berg, ou Morro dos Hamburgueses.
Um agrupamento de casas formou o primeiro núcleo de comércio da localidade. Surgiu por ser local de bifurcação de estradas e passagem obrigatória para a capital. Foi essa posição geográfica que contribuiu para o desenvolvimento da região, Hamburger Berg transformou-se num posto comercial de importância , revendendo os produtos do "Hinterland" - formado pelas colônias de Campo Bom, Sapiranga e Dois Irmãos - para a capital do Estado, Porto Alegre.
A aposta dos alemães mostrou resultados com o surgimento de várias casas comerciais. Era ali que acontecia a vida social dos colonos. Anos depois, em 1832, os imigrantes estabelecidos em Hamburger Berg fundavam sua comunidade de culto evangélico. São Luiz foi escolhido como padroeiro.
Por volta de 1850, apareceram os primeiros curtumes, as selarias e as oficinas dos sapateiros. Os colonos, com sua perícia no trabalho com o calçado, já eram responsáveis pelo abastecimento do estado gaúcho com seus produtos artesanais.
Em 1875, a Lei número 1.000, de 8 de maio, elevou Hamburger Berg à categoria de freguesia e distrito de São Leopoldo, uma vez que Novo Hamburgo não era independente do município vizinho.
Em 1876, foi concluída a Estrada de Ferro, a primeira do Estado, iniciada em novembro de 1871, que ligava "New Hamburg" a São Leopoldo e Porto Alegre. Como ponto terminal da estrada de ferro, "New Hamburg" viu o progresso chegar rapidamente. Casas comerciais e particulares, armazéns e hotéis foram se instalando nas imediações.
Estação Novo Hamburgo - 1927
Estação Hamburgo Velho
Fontes: www.novohamburgo.org 
  SCHUTZ, Liene M. Martins. Novo Hamburgo, Sua história, sua gente. Porto Alegre. Pallotti, 2 ed. 1992. p. 35.
Fonte: http://lealevalerosa.blogspot.com.br/2010/08/o-trem-em-porto-alegre.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário